DEscrição da imagem: Imagem retangular horizontal contornada por uma barra grossa mesclada de verde escuro e verde claro. Título na cor verde escuro: “Palestras On Line”, ao  do desenho nas cores azul e amarelo: Tela grande de computador desktop; nela, um livro do mesmo tamanho, aberto por duas pessoas, uma mulher de cabelo amarelo preso m coque, blusa azul e calça branca; e um homem de barba grossa e branca, camisa amarela, relógio, calça e sapato azuis; há desenhos de plantas nas cores azul claro e azul escuro próximas à tela; próximo, jovem de cabelo, blusa e sapato azuis, calça branca, sentado com notebook azul claro nas pernas; e homem de pele marrom, cabelo marrom escuro, blusa azul mesclada e calça amarela, sentado numa dadeira diante de um notebook azul claro.

Acompanhe aqui as Palestras on Line!

Heloisa Fischer é jornalista e pesquisadora. Fundou a Comunica Simples, assessoria de ensino de Linguagem Simples. Autora de "Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania", o primeiro livro em português sobre o movimento Plain Language em governo digital.

Mestranda em Design pela PUC-Rio, onde pesquisa a compreensibilidade textual em serviços públicos digitais. O foco da pesquisa de Heloisa é o texto informativo sobre o "Auxílio-doença", disponível do site do INSS

Será emitido Certificado de Participação. Para isso, é necessário se inscrever previamente, acessar a palestra neste ambiente e responder o Feedback de satisfação.

Concesça Gomes CRP 17/4793, servidora aposentada do INSS, psicóloga clínica com formação em perdas e luto.

Será emitido Certificado de Participação. Para isso, é necessário se inscrever previamente e acessar a palestra neste ambiente.

Sobre Tela, retângulo grande semitransparente branco com uma barra branca retangular ao centro, menos transparente, com o título a cor vermelho escuro: “Palestra on line Acessibilidade Cultural e Audiodescrição”. Na parte inferior do retângulo semitransparente, em letras na cor vermelho escuro (bordô):  Com Bell Machado - 27/08/2020 - quinta-feira -  16 horas.  Audiodescrição da tela por Bell Machado, com consultoria de Felipe Mianes para a Exposição Tinta sobre Tela, do acervo MAN no Instituto CPFL cuja curadoria é de Felipe Chaimovich: A Fogueira, sem data, de Ernesto de Fiori. Roma, Itália. Óleo sobre tela, 48,5 x 6o cm. Pinceladas abruptas de tintas densas em cores vibrantes desenham a figura de um homem na praia ao lado de uma fogueira. Ao fundo, fulguram o mar e céu. O homem tem o rosto formado por traços não definidos onde a testa está representada por uma pincelada ocre. Uma faixa branca delineia um longo nariz e se eleva à esquerda simulando sobrancelha e depois desce, contornando o rosto até o queixo. Uma pincelada rápida e desordenada em ocre desenha o lado direito do rosto até o pescoço. Os olhos e a boca são representados por breves e retas pinceladas azuis claras. Um traço branco em V desenha o decote da blusa larga que o homem veste e camadas de tintas sobrepostas de azul e vermelho compõem uma trama grossa semelhante a um tecido de fibra de juta. As mangas compridas são listradas com largas pinceladas horizontais de azul que escapam da proporção da blusa. A calça larga é toda espatulada verticalmente com misturas de bege, verde, azul e vermelho. Outros borrões de tintas mescladas sugerem os pés descalços. Traços em nuances de marrom simulam troncos sobre as labaredas onduladas de uma fogueira cujas chamas ardem azuis e vermelhas e sobem difusas em largas e densas pinceladas. Atrás da fogueira, que atinge a altura do homem, traços marrons desenham a carcaça de um barco na areia, à beira-mar. Ao fundo, esse mar se impõe por meio por horizontais e descontínuos traços verdes e azuis. O céu do lado esquerdo é pintado em largas faixas verticais azuis. E do lado direito o azul claro e o amarelo se misturam brevemente. E assim o céu resplandece.  Audiodescrição: Quest Consultoria

"A palestra propõe uma reflexão sobre a importância da arte para a formação cultural e a necessidade de políticas públicas que promovam a acessibilidade cultural e a convivência com a diversidade. Serão abordadas questões referentes ao conceito, objetivos e aplicabilidades do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição, assim como, sua importância para que, pessoas com deficiência visual tenham acesso às linguagens artísticas e possam se incluir socialmente e culturalmente na sociedade." (Bell Machado)

Palestrante: Bell Machado,  audiodescritora e Diretora na Quesst Consultoria - acessibilidade cultural e audiodescrição.

Data/horário: 27/08/2020, às 16 horas!

Será emitido Certificado de Participação. Para isso, é necessário se inscrever previamente e acessar a palestra neste ambiente.